Maus
Art Spielgelman
(1991, lido em 01/2026)
excelente leitura histórica densa, retrata em quadrinhos uma relação de art spielgelman com seu pai vladek, sobrevivente do holocausto, e como foi para ele sobreviver com sua esposa anja naquele cenário. só queria que art fosse menos cuzão com seu pai, e acho que ele tbm.
Sobrevivendo no inferno
Racionais MC's
(2018, lido em 01/2026)
livro homônimo ao álbum, que conta a história dele, um pouco da história dos racionais mc's, e sua importância para a cultura e sociedade contemporânea brasileira. leitura obrigatória para entender o contexto em que o álbum foi inserido, e para entender como ele tem sido uma arma enorme para combater o preconceito.
Seconds
Bryan Lee O'Malley
(2014, lido em 01/2026)
leitura bem fácil, escrita e desenhada pelo mesmo autor de scott pilgrim. li em inglês. fala sobre katie, dona do restaurante seconds, que encontra cogumelos mágicos que alteram a realidade... fala sobre o controle que temos em certas coisas da vida, e falta dele em outras.
Todo dia a mesma noite
Daniela Arbex
(2018, lido em 02/2026)
sinto que não possuo experiência suficiente no que chamamos de vida para comentar sobre a perda, já que a única perda que tive foi a do meu avô paterno em 2013, apenas me lembro de sucintos momentos de choro quando eu era menor. comento esse fato da perda pois daniela arbex excelentemente, ao menos tenta passar ao leitor o sentimento de perda que pais, mães, inúmeros familiares, o brasil e o mundo sentiu nos dias posteriores a 27 de janeiro de 2013, onde em santa maria no rio grande do sul ocorrera o incêndio na boate kiss, que ceifou 242 jovens vidas e feriu 600 outras. difícil eu resenhar sobre este livro pois acredito que nunca tive o sentimento de perda, mas este livro mostra quanto a leitura pode fazer a gente sentir, aprender e rever nossos conceitos. o livro mostra depoimentos de sobreviventes, frentes de socorro às vítimas e dos pais delas. também mostra o quão negligente e absolutamente antipático o humano pode ser; seja com vistorias de segurança mal executadas, críticas miradas aos pais por parte da igreja, processos judiciais intermináveis e coisas que não consigo nem mensurar em palavras. acredito que escrever tanto sobre este livro é o mínimo que eu devo fazer, não que eu tenha algum dever em si, mas muitas pessoas tinham o dever sim de ter evitado este incidente e não o impediram; esta enorme negligência e falta de respeito não irei ter jamais. minhas maiores condolências às famílias.